COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

28 de novembro de 2007

ARREMATANDO TAPETES COM FOGO!

Tapetes Ruusukas confeccionados com fibras naturais sendo arrematados com fogo, para eliminar as fibras que saem "arrepiadas" do tear. Após queimados eles ficam mais lisos, brilhantes e dourados!
Gostou das Fotos? então assista o vídeo!




Comentários feitos em meu outro blog (tecelagemartesanal.wordpress.com), e que eu transferi para este espaço:

  1. Anibal F. Marques Diz:
    Tenho 75 anos e recordações antigas levam-me a visualisar uma velha tecelã numa aldeia portuguesa.
    sempre procurei a possibilidade de construção de um pequeno tear e agora detectei que esse sonho poderia se realizado.
    Seria possivel ofertarem-me os planos de construção de um pequeno tear que visualisei na vossa apresentação na net creio que tear de pedal com 1 m.Informo que a bricolagem é para mim um madicinal Hobi
    Agradecendo antecipadamente
    Aníbal F. Marques
    Portugal
    «Nada ter para fazer é a felicidade das crianças e a infelicidade dos idosos» Victor Hugo
  2. Leocyr Oliveira Diz:
    Prezado Rodrigo “O Tecelão”
    Estou feliz em poder continuar participando e admirando suas bonitas obras de arte.
    Quero declarar meu carinho e apreço por sua pessoa que alem artesão de qualidade e igualmente um amigo prestimoso.
    Parabéns por este bonito Blog!
  3. Elisabeth ( Boo ) Diz:
    Ola Rodrigo, meu amigo (posso te chamar assim?) fiquei muito feliz em te encontrar no jornal do Rene, poxa vc, tem um trabalho maravilhoso e não pode deixar de mostrar, eu abri um blog, mas estou sem peças para colocar, pois estou em vias de mudanças, até me acertar na nova residencia vai um bom tempo, mas tudo dentro do seu devido tempo, beijos, felicidades.
  4. René Scholz Diz:
    Prezado Amigo
    Embora você me tenha dito que estava se retirando da web, no que não acreditei, pois sempre soube que você é uma pessoa inteligente e sabe o poder que essa “ferramenta” nos proporciona, peço-lhe que retome contato.
    Um abraço
    René

4 comentários:

Rodrigo Tecelão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Tecelão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elsa eriika disse...

Hello!
Thank you for visiting in my blog!

I know this book Kankaiden sidokset! I will sent you later some information about ryijy and täkänä techniques. Ryijy is very simple but slow to do! There is many books in finland we use. One is Kankaankutojan sidosoppi, 1984, authors are Ulla Harjumärki, Helena Kivistö, Eliisa Lähteenmäki ja Anne Turkia.

It was awesome to see Eila's Tapestries! I think it was very interesting!

Anônimo disse...

Muito legal seu blog, parabéns.
Se quiser publicar algum artigo no meu site: http://www.fornecedortextil.com.br/
para divulgar o seu me avise.
Muito bom seu conteúdo