COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

28 de novembro de 2007

RECEITAS, ESQUEMAS DE TEARES, TÉCNICAS, TROCAS DE INFORMAÇÕES ETC...

O ESPAÇO ABAIXO DESTINA-SE À TROCA DE INFORMAÇÕES SOBRE TECELAGEM ARTESANAL, TÉCNICAS, RECEITAS, DICAS, ETC...
DE INÍCIO, AS PARTICIPAÇÕES PODEM SER ATRAVÉS DO ESPAÇO DE COMENTÁRIOS (ATÉ DESCOBRIRMOS UM JEITO MAIS FUNCIONAL).

Devido ao volume de pedidos de esquemas para construção de teares, resolvi postar aqui os esquemas que possuo onde poderão ser livremente salvos ou impressos.
Observando que estes esquemas são de funcionamento e montagem, apenas p/orientação, e não possuem medidas. Aconselho visitar alguns teares, para observar e tirar as medidas dos teares pessoalmente, segundo cada necessidade.







Um comentário:

Anônimo disse...

Estou simplesmente encantada com a historia do seu interesse pela arte de tecer, E como isso tem feito VoCê Um Grande Professor e dinamizador desta arte neste Brasil.