COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

28 de novembro de 2007

APRENDENDO A TECER NO TEAR MINEIRO DE 4 PEDAIS

Para os tecelões e tecelãs que desejam aprender a técnica da tecelagem manual em tear mineiro de 4 pedais, aqui estão as páginas essenciais ( 31 pags. em JPEG) para o aprendizado.

Trata-se de uma raridade que não se encontra à venda, há mais de 20 anos, por isso resolvi disponibilizá-la a todos; segue abaixo os ensinamentos contidos no livro Tecelagem Manual no Triângulo Mineiro - Uma Abordagem Tecnológica - produzido pela SPHAN / Fundação Nacional Pró-Memória - Brasília 1984.

Separei as páginas em 4 seqüências:

1ª- Urdir, Liçar, montagem e começar a tramar.

2ª- Principios básicos, com receitas básicas de variações de cores e texturas.

3ª- Leitura e interpretação dos gráficos ou "Códigos Repasso", e receitas de "Padrões Compostos", com diferentes desenhos e texturas.

4ª- Gráficos de códigos "Repassos".

APRENDENDO A TECER NO TEAR MINEIRO 1 - Urdir, Liçar, Finalizar, e começar a tramar.

Nesta 1ª seqüência, o livro apresenta os princípios básicos da preparação dos fios e sua montagem no tear: Urdir, Liçar, e finalizar para começar a tramar, seguindo a cultura e os costumes da tecelagem manual no triângulo mineiro - Estado de Minas Gerais - Brasil.

Basta salvar, imprimir (Gire as fotos antes de imprimir - O original é o formato A4 deitado), ler com atenção, e qualquer dúvida a respeito, deixar um comentário (identifique o código da página onde se encontra a dúvida) que será respondido!

URD.1 - Urdidura

URD.2 - Cruzamento dos fios


URD.3 - Comprimento e largura do urdume


URD.4 - Tranças


URD.5 - Montagem do Urdume


LIÇ.1 - Passagem pelos Liços


LIÇ.2 - Passagem pelos Liços "Deixas"


LIÇ.3 - Passagem pelo pente

LIÇ.4 - Amarração do urdume

TRM.1 - Tramagem

TRM.2 - Tramagem


APRENDENDO A TECER NO TEAR MINEIRO 2 - Receitas básicas - Tafetá, Sarja, Fustão etc...

Nesta 2ª seqüência, o livro apresenta os princípios básicos com receitas de liçadas simples (e única) tanto para o Tafetá (ou Ponto Tela) como para o Brim (ou Sarja), o Fustão etc...

Ensina as variações de efeitos de cores no urdume, na trama, e no urdume e trama; e as variações de efeitos de texturas segundo as pedaladas.

Basta salvar, imprimir (Gire as fotos antes de imprimir - O original é o formato A4 deitado), ler com atenção, e qualquer dúvida a respeito, deixar um comentário (identifique o código da página onde se encontra a dúvida) que será respondido!

TEC.1 - Efeitos de cor na trama.

TEC.2 - Efeitos de cor no urdume.

TEC.3 - Efeitos de cor na trama e no urdume - errata - Xadrezinho - urdume (4) 4/1, 3/2

TEC.4 - Efeitos de cor na trama e no urdume

TEC.5 - Efeitos de pedalagem - errata - Fustão de correntinha - 2ª col. dos "pézinhos" (1ª linha) pézinhos corretos na posição 1 e 3

TEC.6 - Efeitos de pedalagem - errata - os desenhos gráficos (quadriculados) em P&B no alto da pag. e os esquemas dos "pézinhos" estão trocados; os 2 (desenhos) da esquerda pertencem ao caracolinho e os 2 (desenhos) da direita ao seriguilha


TEC.7 - Efeitos de pedalagem

APRENDENDO A TECER NO TEAR MINEIRO 3 - Interpretação de Gráficos "Repassos" e padrões compostos c/ texturas.
Nesta 3ª seqüência, o livro ensina a fazer a leitura e interpretação dos gráficos ou "Códigos Repasso"; e apresenta receitas de gráficos para confecção de tecidos de "Padrões Compostos", com diferentes desenhos e texturas.
Basta salvar, imprimir (Gire as fotos antes de imprimir - O original é o formato A4 deitado), ler com atenção e caso as dúvidas persistirem, deixar um comentário (identifique o nº da página onde se encontra a dúvida) que será respondido!

TEC.8 - Código Repasso

TEC.9 - Código Repasso.


TEC.10 - Fio de ligação


TEC.11 - Variações no Repaso



TEC.12 - Variações no Repasso

TEC.13 - Padrões compostos

TEC.14 - Padrões compostos - errata - as 2 fotos coloridas acima estão trocadas em relação as receitas.

TEC.15 - Padrões compostos


APRENDENDO A TECER NO TEAR MINEIRO - Gráficos ou Códigos Repassos.
Na seqüência abaixo, estão alguns gráficos ou códigos repassos, muito utilizados na tecelagem manual do triângulo mineiro; copie os "repassos" em tiras de papel e prenda ao pente de seu tear.
Ao imprimir, antes, gire as fotos; o original é o formato A4 deitado.
Duvidas? Basta comentar (identifique o nome do repasso onde encontra-se a dúvida) para se obter as respostas!

OBS: O ensino da leitura e interpretação dos Gráficos abaixo encontra-se nas págs. TEC.8 e TEC.9 (acima)







Novos Repassos Postados em 28/05/08







Um comentário:

Rene Gomes Scholz disse...

Sabia que este livro teria um nobre destino, tornar-se parte importante da internet.
Obrigadi
René