COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

28 de novembro de 2007

NOS E OS NÓS - Por Leocyr Oliveira



Vai aqui um pequeno compêndio sobre os variados nós que todo o tecelão deve conhecer. Eu copiei descaradamente as fotos do álbum do Orkut, de um amigo, tecelão de Santos - SP, o Leocyr Oliveira (na foto ao lado de seu tear, construido por ele); mas ele sabe que é uma homenagem ao seu trabalho, e espero que me perdôe por este atrevimento!


Fio do urdume rompido; isto não é um problema!
Emenda-se um fio auxiliar usando o nó de tecelão

Após passar pelo liço e pelo pente, faz-se uma segunda emenda unindo o fio auxiliar com o restante do urdume, dando a tensão necessária.


NÓ CRUZADO :
NÓ CRUZADO - Detalhe 2



NÓ CRUZADO - Detalhe final


NÓ DO TECELÃO:

NÓ DO TECELÃO - Detalhe 2


NÓ DO TECELÃO - Detalhe final


NÓ PLANO:

Um comentário:

Leocyr Oliveira disse...

-Prezado Amigo Rodrigo “O Tecelão”
-Fiquei honrado com o destaque que você deu a minha colaboração sobre os nós.
-Por incrível que pareça o “nó cruzado” e um dos mais úteis para o tecelão é e um desconhecido pela maioria.
-Aproveito a oportunidade para mais uma vez agradecer sua inestimável ajuda na construção do meu atual tear e as suas ricas informações sobre a tecelagem com o processo de “repasso”.
-Fico ao seu inteiro dispor, e agradeço sua ajuda, abraços,
- -Leocyr.