COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

28 de novembro de 2007

Ponto Arremate para mantas, xales, cachecóis etc... (c/ vídeo)

FAÇA 2 TRAMAS DE TIRAS DE MALHA OU OUTRO MATERIAL, PARA SERVIR DE GUIA PARA OS PONTOS, E SEPARE O FIO QUE VAI USAR NA TRAMA COM 3 X A LARGURA DO TRABALHO, PARA FAZER OS PONTOS.
DEIXE A NAVETE NA SUA ESQUERDA E USE A PONTA DO FIO DELA PARA OS PONTOS, DEPOIS É SÓ COMEÇAR A TECER DA ESQ. P/ DIR.
Foto.1

NESTA 1ª LAÇADA, "ESTRANGULE" A MEXA DE 4 FIOS, AJUSTE A POSIÇÃO (DISTÂNCIA ENTRE OS PONTOS) E PRENDA COM OS DEDOS PARA RECEBER A 2ª LAÇADA.
Foto.2

ESTA 2ª LAÇADA (DE CIMA) NA FOTO.3 É QUE VAI TRAVAR O NÓ NA POSIÇÃO FINAL.
Foto.3

É SÓ REPETIR A SEQUÊNCIA ATÉ O FINAL, RETIRAR A TRAMA GUIA E COMEÇAR A TECER.
Foto.4

APÓS TERMINAR O TECIDO, REPETIR O PROCESSO, CORTAR E RETIRAR DO TEAR.
TERMINE O TRABALHO COM A NAVETE NO SEU LADO ESQUERDO E USE A PONTA DO FIO PARA OS PONTOS ARREMATES.
Foto.5


DETALHES DA FRANJA PRONTA

É UMA QUESTÃO DE PERSEVERANÇA E PRÁTICA!
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO


Nenhum comentário: