COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

26 de maio de 2008

PAINÉIS DECORATIVOS EM SISAL TINGIDO

OLLEN KODIN HIIRI (O Rato da casa)


Foto.4


Foto.3

Foto.2(A/B)
Foto.1

4 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
vc tem um trabalho muito lindo. Tenho aproveitado muitos ensinamentos seus.
Gostaria de saber se dá para fazertrabalhos em sisal em tear de prego, aquele que tem prego e dois lados. Se der, como proceder para os fios da trama ficarem bem pertinhos sem aparecer a urdidura.
Tenho um pouco de sisal em casa mas não consigo fazer tapetes.
Tenhos que trabalhar com o sisal molhado? A urdidura tem que ser mais larga? O barbante da urdidura tem que ser fino ou grosso?
Aguardo uma dica sua.

Abraços

Mara Landgraf Colucci
Ararauara - SP

Rodrigo Tecelão disse...

Oi Mara!
O Sisal é uma fibra muito dura e se adapta melhor aos teares de pedal, e tece a seco (como todos os fios).
Voce pode fazer uma experiência afastando mais os fios da urdidura (colocando menos fios e mais afastados uns dos outros) assim a trama fica + fechada, e usando barbante nº 8 ou 8/4.

Agradeço a sua visita e seja sempre bem vinda!
PS:Eu uso este blog como edição e arquivo; visite meu outro blog (mais organizado que este! rsrs), eu publiquei o seu comentário lá tambem:
http://tecelagemartesanal.wordpress.com

Anônimo disse...

Oi Rodrigo, tudo muito lindo, e esse canal aberto que voce é, é Divino mesmo. Obrigado por isso. Moro em Florianópolis e tenho plantas de sisal em casa. Sabes como fazer o fio? Teço em tear pente liço e de 4 pedais. Um grande abraço.

Rodrigo Tecelão disse...

Oi Gisele!
Até onde eu sei, não é nada fácil extrair a fibra do Agave ( ou sisaleiro), é necessário usar o desfibrilador (uma máquina a motor muito perigosa que volta e meia tritura as mãos de trabalhadores dos sisaleiros da Bahia e de Pernambuco)
Pesquise no Google e no Youtube e vc vai ver como se faz a fibra!
Abço
Rodrigo