COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

26 de maio de 2008

TEARES PELO MUNDO - Fotos de teares de 27 Países

Sobre o surgimento do 1º tear manual, não imagino a data ou local, apenas consigo imaginar 2 fatores básicos de sobrevivência, que podem ter impelido o homem à sua construção.

- A necessidade da confecção de redes para se dormir no alto, longe dos ataques de animais rasteiros.

- A necessidade de cobrir o corpo contra o frio, com algo que não fosse as peles de animais, usadas desde o tempo das cavernas

Onde e quando surgiu o 1º tear, e qual foi a 1ª trama, é difícil afirmar; mas é tão antigo quanto possamos imaginar.

A minha suposição a respeito do 1º tear, baseado nos teares primitivos europeus e sul-americanos, é que um dia o homem pode ter tido a idéia de amarrar as fibras em galhos de árvores e, para esticá-las, pedras em baixo; e começou uma trama perpendicular de baixo para cima, dando origem ao 1º tecido.

Em cada parte do planeta, foi se desenvolvendo, durante milhares de anos, as estruturas de sustentação de fios para a confecção dos tecidos.

Segue abaixo uma seqüência de fotos de teares manuais de 27 Países, que me impressionam pela engenhosidade, beleza, rusticidade, originalidade, e praticidade.

TEARES VERTICAIS PRIMITIVOS
- Países Nórdicos


- Europa
- América do sul
TEARES PELO MUNDO
- AFEGANISTÃO


- ALEMANHA- ALEMANHA (BAVÁRIA)
- ARGENTINA (DIAGUITA)

- BALI (JAVA)

- BRASIL (MINAS GERAIS)
- BULGÁRIA

- CHINA- ESLOVÊNIA - ESTADOS UNIDOS - FILIPINAS
- FINLÂNDIA


- FRANÇA- GRÉCIA
- GUINÉ BISSAU

- HOLANDA - INDONÉSIA

- IRLANDA
- ITÁLIA

- ITÁLIA (CALÁBRIA)
- MÉXICO


- PERU - POLÔNIA
- RÚSSIA

- SÉRVIA


- SUÉCIA- TCHECOSLOVÁKIA
- TURQUIA



Nenhum comentário: