COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

23 de outubro de 2009

Tingimento & corantes naturais

Para aqueles que desejam aprender as técnicas do tingimento natural com corantes naturais, aqui estão as páginas essenciais (8 pags. em JPEG) para o aprendizado.

Trata-se de uma raridade que não se encontra a venda (a mais de 20 anos), e por isso eu resolvi disponibilizá-la a todos; segue abaixo os ensinamentos contidos no livro


A Tecelagem Manual no Triângulo Mineiro – Uma Abordagem Tecnológica – produzido pela SPHAN / Fundação Nacional Pró-Memória – Brasília 1984.


Desejo ressaltar que não sou expert nestas técnicas de tingimento, apenas estou atendendo a uma demanda de perguntas a respeito do assunto.


* Clique sobre as fotos para ampliar a visualização e imprimi-las, ou salvá-las em seu PC.


* Se algumas fotos não aparecerem, recarregue (atualize) a página que elas vão surgir.




TN 1. A Preparação dos fios para o tingimento



TN 2. As Técnicas para os diferentes corantes naturais



TN 3. O Tingimento do Amarelo



TN 4. O Tingimento do Azul



TN 5. Azul (cont.)



TN 6. Tingimento do Vermelho



TN 7. Tingimento do Preto



TN 8. Tingimento do Ferrugem e outros

Um comentário:

Cheiro de Chuva disse...

Que preciosidade! Agradeço muito sua generosidade! Um abraço