COLÔNIA FINLANDESA DE PENEDO/BRASIL ITATIAIA - R.J. - Travessa da fazenda nº 45 Em meio a mata atlântica, à margem do Rio das Pedras, (ao fundo o pico do Penedinho) este é o nosso pequeno Paraíso !
ATELIER & TEARES
"SUOMALAISET KANGASPUUT" TEAR FINLANDÊS "VALTONEN" 4Qd. 6Pd - MEU XODÓ. Eu mesmo o construí, com a ajuda do finlandês Niilo Valtonen, o primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Na época ele estava bem idoso e ja havia fechado sua pequena fábrica de teares, mas ficou muito feliz em saber que eu construiria um tear de 4 quadros e 6 pedais. Me cedeu todos os prospectos e me ajudou dando dicas para construção; E também alguns livros técnicos de tecelagem em finlandês que eu nunca entendi, mas aprendi a ler os gráficos que me ajudam até os dias de hoje.

6 de fevereiro de 2010

Urdindo o Tear de Pedal (c/vídeos)


Em se tratando de urdir um tear de produção (ou seja: Um tear que tece sempre os mesmos produtos), eu costumo deixar como guias, os finais de urdumes anteriores, onde eu amarro os fios (com o nó do tecelão) do urdume novo, e ao enrolar no eixo traseiro (urdidor) o urdume já passa pelo pente e pelos liços (economizando trabalho).



Reparem nas várias guias (de diferentes cores) deixadas anteriormente.
E ao fundo, Percebe-se a presença de 2 cadeiras, com pesos, que vão auxiliar na tensão dos fios durante a colocação do urdume no tear


Assistam as sequencias de preparação e colocação do urdume no tear nos 3 vídeos abaixo, e tecendo no 4º vídeo:

1º) Usando a Urdideira giratória:
- O nº de voltas (giros) determina o comprimento dos fios (metragem do urdume).
- O nº de tragetórias (subidas e descidas) determina o nº de fios (largura do urdume, calculado em função da numeração do pente).

 



2º) Trançando o Urdume:
- Em urdumes muito longos, esta trança se faz necessária pra não embaralhar os fios durante a colocação do urdume no tear
- Reparem que antes de trançar, faço amarrações em espaços regulares (a cada 3 mt), para conseguir o manuseio mais uniforme durante a colocação no tear.



 

3º) Colocação do urdume no tear:
- A colocação de varetas (ou papelão dependendo do tear e do tipo de urdume) é importante pra uniformizar a colocação e evitar a queda (desmoronamento) das bordas laterais do urdume.
- Eu coloco uma sequencia (1 volta) de varetas a cada 4 voltas de urdume enrolado.




 



4º) Tecendo:




Nas fotos abaixo, detalhes do urdume colocado e pronto pra começar a tecer.


E abaixo, a pedido da Maria Jaci, foto dos jogos americanos e centros de mesa que eu teço neste tear com este tipo de urdume!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito lindo o seu trabalho! Tudo o que se faz com amor e com o coração o Senhor prospera."O Senhor enviará bençãos aos seus celeiros e a tudo o que suas mãos fizerem.O Senhor,o seu Deus,os abençoará na terra que lhes dá." Deuteronômio 28:8. Parabéns! Que o Senhor continue o abençoando com sabedoria, entendimento e discernimento. Seu trabalho seria maravilhoso e muito mais abençoado se fosse utilizado na recuperação de pessoas e de jovens que estão perdidos e sem esperança. Pense nisso! Parabéns.
Carla Fernanda - Cuiabá - MT

Adriane disse...

Isso é muito bacana! Lindo trabalho, parabéns!

marcao disse...

Rodrigo
Bom dia!

Gostaria de saber se existe a possibilidade de enviar esquema de construção de tear de pente liço.
Espero poder estar escrevendo para você e fazendo tal solicitação sem nenhuma obrigação de ambos, mas quero ter a liberdade de poder escrever o motivo de meu pedido; tenho uma pessoa que me fez o pedido do tear, porque já fiz diversos de teares de pregos para ele para ajudar em suas terapias, essa pessoa e especial, pois tem síndrome de dowm, e os teares que fiz para o mesmo ajudarão muito no desenvolvimento do mesmo o qual realiza lindos trabalhos e consegue ate ganhar uns trocadinhos o que ajuda muito a sua família que e carente em minha cidade. Sou marceneiro e muito amigo do Murilo e gostaria muito de atender seu pedido, pois ele viu esse tipo de tear numa excursão que fez para Águas de São Pedro.
Disse que o mesmo te o tamanho de uma mesa acredito que seja 0,80X0, 80 aproximadamente. Gostaria de dar esse presente de natal ao mesmo, pois foi o que me pediu, me ajude, por favor.
Desde já grato pela atenção.
abraços.

Rodrigo Tecelão disse...

Bom Dia Marcão!
Apesar de eu ter teares de Pente-liço, eu não tenho um esquema deles, mas vc pode encontrar varias fotos destes teares na internet (é só digitar Tear de pente liço na pesquisa Google)ou no site
www.artevivatear.com.br
Qualquer dúvida sobre o funcionamento, pente, modulos de nylon e algumas medidas, mande-me um email. (rodrigo.tecelao@hotmail.com)